quarta-feira, 28 de julho de 2010

Dor de cabeça e Dica!

Hello people!

Esses dias vi no Jornal Hoje (assisto sempre que posso) um neurologista falando sobre enxaqueca, muito bom o médico, esse site dele tem um conteúdo valioso e também podemos enviar perguntas que ele responde. Eu já tive umas 2, 3 crises na vida e foi horrível... Vai que você conhece alguém que tenha né? http://www.dordecabeca.com.br/


Recebi um email da minha amiga Karina com dicas preciosas do Feng Shui (técnica chinesa que estuda, equilibra e harmoniza a Circulação da Energia Chi nos ambientes, bem como os energiza. Feng significa "Vento" e Shui, "Água", que são formas de Energia em constante movimento.) E cada dia vou compartilhar um pouco com vocês ;)





BAGUNÇA É INIMIGA DA PROSPERIDADE.
Ninguém está livre da desorganização.

A bagunça forma-se sem que se perceba e nem sempre é visível.


A sala parece em ordem, a cozinha também, mas basta abrir os armários para ver que estão cheios de inutilidades.

De acordo com o Feng Shui Interior - uma corrente do Feng Shui que mistura aspectos psicológicos dos moradores com conceitos da tradicional técnica chinesa de harmonização de ambientes -, bagunça provoca cansaço e imobilidade, faz as pessoas viverem no passado, engorda, confunde, deprime, tira o foco de coisas importantes, atrasa a vida e atrapalha relacionamentos.Para evitar tudo isso fique atento as :

OITO REGRAS PARA DOMAR A BAGUNÇA
1
- Jogue fora o jornal de anteontem.
2 - Somente coloque uma coisa nova em casa quando se livrar de uma velha.
3 - Tenha latas de lixo espalhadas nos ambientes, use-as e limpe-as diariamente.
4 - Guarde coisas semelhantes juntas; arrume roupas no armário de acordo com a cor e fique só com as que utiliza mesmo.
5 - Toda sexta-feira é dia de jogar papel fora.
6 - Todo dia 30, por exemplo, faça limpeza geral e use caixas de papelão marcadas: lixo, consertos, reciclagem, em dúvida, presentes, doação. Após enchê-las, jogue fora todo o lixo.
7 - Organize devagar, comece por gavetas e armários e depois escolha um cômodo, faça tudo no seu ritmo e observe as mudanças acontecendo na sua vida.
8 - Divulgue essas dicas para o maior número de pessoas possível e mentalize que, quando todos colocarem essas regras em prática, o mundo será mais justo e mais belo.

Bjs e boa semana para todos!

Haja Coração!!


Genteee, hoje é o 1o jogo da final da Copa do Brasil, meu Vitória tem uma parada dura pela frente. Lá em Santos jogar contra os bons e famosos meninos da Vila! Meu time nunca ganhou uma competição nacional, então estamos todos aqui em polvorosa, apoiando os jogadores, torcendo e acreditando mesmo sabendo da dificuldade!

Olhem esse VÍDEO (aqui ou abaixo), é muiiiito bacana, foi sexta feira dia 23.07 quando o Vitória embarcou para São Paulo, rumo ao jogo, teve carreata e milhares de torcedores no aeroporto fazendo a maior festa. Ahh antes que falem que baiano não tem o que fazer bla bla bla, esse momento ai foi no final do dia! Detalhe para o goleiro Viáfara que está suspenso não poderá participar, só torcer. Ele estava no seu carro, tomou chuva e cantou muito com todas as pessoas que foram dar força ao Vitória, nunca vi um jogador tão empolgado. Ai, ai essas coisas me emocionam, não sei explicar mas o futebol mexe comigo e com milhões de pessoas né.
Hoje à noite estarei com mãe e amigas torcendo muito, esperando que a nossa raça vença a técnica e o favoritismo do Santos. Tem gente da imprensa achando q o Santos já ganhou, que vai ser baba, vamos ver né...






Estou aqui super ansiosa, ai ai, acudaaaaa dona Geniiiii!!!
Haja coraçãooo amigo!
Para o Santos só mais um título,
para nós pode ser O TÍTULO!

Amigos que poderem torçam por nós,
o jogo irá passar na Band!
Campeões Paulistas de 2010 x Campeão Baiano de 2010
vai ser difícil, mas jogo é jogo né :p

Abraço e até breve, espero que a noite termine bem
e na quarta que vem o jogo final será em Salvador :)

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Boas dicas de alimentação!

Oi pessoal,

Namo mandou essa matéria do Jornal Gazeta do Povo de Curitiba, e achei bacana compartilhar com vocês. Segundo nutricionistas, algumas coisas que são um perigo para a saúde.

Bju e boa semana para todos!


Armadilhas à mesa

Alimentos são saborosos, satisfazem, ativam o sistema imunológico, melhoram o desempenho sexual, nutrem e limpam o organismo. No entanto, esse efeito está longe de ser conquistado com a maior parte do que temos colocado no prato. Veja o que pode ser considerado um verdadeiro perigo para sua saúde, segundo o time de nutricionistas que consultamos.

* * * * * *


Lucas Teodoro Feltes de Souza, 6 anos, ainda era um bebezão quando seus pais perceberam que algo estava errado. “De madrugada ele acabava vomitando tudo o que tinha comido durante o dia, e vivia com a barriguinha estufada”, conta Gisele, a mãe de Lucas. Depois de uma bateria de exames pedida pelo gastroenterologista, a família acabou descobrindo o problema. Foi só cortar o leite, seus derivados e ovos que Lucas melhorou. Mas quem pensa que uma mudança dessas é coisa fácil para um menininho pequeno está muito enganado. Hoje ele só toma leite com baixa lactose ou de soja, mas sempre tem vontade de comer o que não pode. “Acabamos negociando. Se hoje ele já comeu um pedacinho de queijo, deixa o iogurte ou o chocolate para outro dia. Desse jeito não passa mal.”
Refrigerante

Por que

Guaraná, laranja, cola, zero ou light. Não importa o tipo do refrigerante, evite. Segundo a Nutricionista Vilma M. Juraski, especialista em Nutrição Funcional e Biomolecular, os refrigerantes são adoçados com frutose, um tipo de açúcar invertido quimicamente, que adoça três vezes mais que o açúcar da cana, e é muito usado na indústria alimentícia. Esse tipo de açúcar se transforma rapidamente em gordura quando ingerido. Porém, o aumento em geral no consumo de calorias é nítido e correlaciona-se com o aumento alarmante da Síndrome Metabólica que é fator de risco para as doenças cardiovasculares (ataques cardíacos e derrames cerebrais), vasculares periféricas e diabetes, hipertensão e obesidade.

Já o refrigerante light que contiver sorbitol não é aconselhável. Se os refrigerantes forem consumidos com bebidas alcoólicas, pior ainda. O álcool agride a mucosa estomacal e sobrecarrega o fígado.

Alternativa

Quer se refrescar? Tome água ou água de coco natural, que, além de ser refrescante e ótima para reidratação, é prontamente aceita pelo corpo, melhorando a digestão e a absorção de vitaminas solúveis em gorduras e de aminoácidos.

Fritura

Por que

A gordura dificulta a digestão e pode provocar sensação de estômago pesado. Quando se aquece o óleo vegetal em alta temperatura, ele transforma-se em acroleína, uma substância altamente cancerígena, que destrói as fibras elásticas das artérias, irritando a mucosa gastrointestinal e até nasal. “As artérias são as grandes vítimas, mas as frituras também levam à degeneração e ao envelhecimento precoce da pele e a problemas cardíacos”, explica Vilma Juraski.

Alternativa

Para frituras rápidas, prefira os óleos monoinsaturados, como azeite de oliva e óleo de canola, e evite aquecer até sair fumaça.

Trigo

Por que

Os alimentos refinados, como é o caso da farinha de trigo, estão ligados à obesidade e apresentam apenas calorias vazias, pois durante o refino perdem nutrientes importantes. Vários estudos mostram os malefícios dos cereais refinados, que estão associados ao aumento do risco de câncer, doenças cardiovasculares e diabetes, por exemplo.

Alternativa

Reduza ou elimine pão e macarrão brancos, optando pelas versões integrais. Substitua o pãozinho por uma fruta e castanhas, que deixam qualquer um bem alimentado. A farinha de trigo integral é um alimento rico em vitaminas do complexo B e em fibras, ela melhora o processo digestivo, diminui risco de câncer de colo, porque proporciona melhor funcionamento do intestino.

Açúcar

Por que

A glicose, ou o açúcar dos alimentos, não faz mal à saúde. O problema está no açúcar refinado, que pelo processo ganha aditivos químicos e acaba perdendo as fibras, os sais minerais, as proteínas e os demais nutrientes. Considerado cada vez mais o “veneno branco”, o açúcar prejudica o sistema imunológico e produz um estado de superacidez que desmineraliza o organismo. O corpo, então, passa a ter falta de cálcio, magnésio, zinco, cobre, selênio e outros nutrientes. Outros problemas como cáries, diabetes e obesidades estão ligados ao excesso de açúcar na dieta.

Alternativa

O açúcar cristal é menos prejudicial do que o refinado, mas o mascavo é considerado ainda melhor, pois mantém as características da cana. Para quem não tem problema de excesso de peso, o mel é uma opção saudável, desde que seja de boa procedência. Entre os adoçantes dietéticos, os feitos à base de stévia são a alternativa mais saudável.

Churrasco

Por que

O aquecimento da carne nessas condições induz à formação de diversos compostos indutores de câncer, como N-nitroso e aminas mutagênicas. De acordo com a nutricionista funcional Débora Maria Russo, a fumaça produzida pela brasa do churrasco é rica em alcatrão, substância que fica impregnada na crosta da carne. Quanto mais bem passada, ou seja, quanto maior o tempo de exposição à fumaça, maior o perigo.

Alternativa

Prefira carnes grelhadas ou cozidas. Durante um churrasco, procure consumir alimentos como brócolis, couve-flor, acelga ou couve, que são ricos em glicosinolato e ajudam a minimizar o problema.

Achocolatado em pó

Por que

O problema maior dos achocolatados tomados com leite, explicam as nutricionistas, não é o chocolate, mas a grande quantidade de aditivos e de açúcar. Se o achocolatado está relacionado com dores de cabeça, é possível que ele contenha malte na fórmula.

Alternativa

O cacau – e não o achocolatado – é fonte de fibras, triptofano, feniletilamina, cobre, vitamina C, zinco, ferro, cromo, magnésio e tem mais antioxidantes que o vinho tinto e açaí juntos. Experimente consumir as sementes ou barrinhas de cacau, ou misture-o em pó no leite e outras bebidas. Prefira os orgânicos.

Sal

Por que

Além de irritar a mucosa do estômago (o sal está ligado a casos de câncer de estômago), ele é causador do aumento da pressão arterial, um fator importante de risco para a doença cardiovascular.

Alternativa

Use ervas naturais, como alecrim, orégano, salsa e cebolinha, com azeite de oliva. Essas ervas fazem com que o alimento tenha sabor ressaltado mesmo na ausência de sal. A melhor coisa a fazer é habituar o paladar a uma quantidade menor de sal. O uso indiscriminado de temperos industrializados faz com que a dieta do brasileiro seja uma das mais ricas em sódio. Ao usar o sal, troque o refinado pelo natural, ou marinho integral, que tem traços de diversos outros nutrientes e é iodado.

Industrializados

Por que

Ao ingerir 100 gramas de biscoitos, bolos ou sorvetes industrializados, a capacidade de defesa do organismo é reduzida em 50%. A lista dos aditivos químicos tem milhares de itens, grande parte destinada a alterar a cor e o sabor dos alimentos. São corantes, estabilizantes, aromatizantes e edulcorantes, “letrinhas miúdas que contribuem para processos alérgicos, dores de cabeça, obesidade, arteriosclerose e aumento dos riscos de doenças cardiovasculares”, segundo Christiane de Mesquita Barros Almeida Leite, nutricionista do Hospital de Clínicas da UFPR e conselheira do Conselho Regional de Nutricionistas. “Embora o biscoito recheado seja doce, ele tem sal, o sódio. E até mesmo quando dizem que não têm gordura trans, são feitos com óleo de palma, que tem efeito danoso similar”, explica Vilma Juraski.

Alternativas

Conheça as seções de alimentos naturais e orgânicos nos supermercados, frequente feiras e tente conhecer novos sabores saudáveis. À medida que for se familiarizando com uma alimentação mais natural, seu corpo passará automaticamente a rejeitar “alimentos-veneno”.

* * * * * *

Interatividade

Que outros alimentos “envenenam” a sua dieta?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

* * * * * *

Serviço

Christiane de Mesquita Barros Almeida Leite, nutricionista do Hospital de Clínicas da UFPR e conselheira do Conselho Regional de Nutricionistas, fone (41) 3264-7500 / Debora Maria Russo, nutricionista funcional, fone (41) 3253-7370 / Vilma M. Juraski, especialista em Nutrição Funcional e Biomolecular, fone (41) 3233-1770.

Livros: Açúcar, o perigo doce, de Fernando Carvalho (Editora Alaúde, R$ 40), Virei vegetariano, e agora?, de Eric Slywitch (Editora Alaúde, R$ 38), Ultra-longevidade, de Mark Liponis (Editora Sextante, R$ 45), Saudável aos 100 anos, de John Robbins (Editora Fontanar, R$ 44,90) e Superalimentos, de David Wolfe (Editora Alaúde).

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Pra descontrair!



Tadinha...

Bjs e abraços!

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Começando...

Olá pessoas,

Hoje estou iniciando meu blog fofinho :) Sejam bem vindos!
Passando uns dias com a família em Salvador
os dias estão agradabilíssimos, nada de calorzão, não estou derretendo que maravilha!

Pra começar queria postar um trecho de um texto da blogueira Fernanda Mello, que conheci através da minha amiga Jamille.
Adorei esse texto, tem muito haver comigo, e acho que algumas pessoas devem se identificar com ele também.



MANIA DE GATO

"Sou guerreira.
Sou filha da lua.
Quero sempre o vôo mais alto,
a vista mais bonita,
o beijo mais doce.
Tenho um coração que quase me engole,
uma força que nunca me deixa e uma rebeldia que às vezes me cega.
Tenho um jeito de viver selvagem,
mas sou mansa com quem merecer.
Não gosto de café morno,
de conversa mole,
nem de noite sem estrela.
Sou bem mais feliz que triste,
mas às vezes fico distante.
E me perco em mim como se não houvesse começo nem fim nessa coisa de pensar e achar explicação pra vida.
Explicação mesmo, eu sei: não há.
E me agarro no meu sentir porque, no fundo, só meu coração sabe.
E esse mesmo coração que me guia e não quer grades nem cobranças,
às vezes me deixa sem rumo,
com uma interrogação bem no meio da frase: O que eu quero mesmo?
Por isso, eu te peço (de um jeito meio sem-vergonha, que é assim que costumo ser):
se eu gostar de você,
tenha a gentileza de não me deixar tão solta.
Não me pergunte aonde vou,
mas me peça pra voltar.
Sou fácil de ler,
mas não tente descobrir porque o mesmo refrão insiste em tocar tanto.
Se eu gostar de você,
tenha a delicadeza de também gostar de mim.
E me deixe ser, assim, exatamente como eu sou.
Meio gato, meio gente.
Desconfiada. E independente.
E adoradora de todos os luxos e lixos do mundo.
Quer me prender? Nem tente.
Quer me adorar? A escolha é sua, vá em frente!


Bjs tudo de bom para todos, até breve!